O necroturismo atrai visitantes para cemitérios famosos pela beleza natural ou pelas celebridades enterradas nos locais.
CEMITÉRIOS FAMOSOS
CONHEÇA ALGUNS
(1) PÈRE LACHAISE - PARIS
O famoso cemitério em Paris, na França, PÈRE LACHAISE é um dos pontos turísticos mais procurados na capital. O motivo dessa visitação constante é a quantidade de celebridades sepultadas no local, como Honoré de Balzac, Apollinaire, Chopin Colette, Jean-François Champollion, Jean de La Fontaine, Molière, Yves Montand, Simone Signoret, Jim Morrison, Alfred de Musset, Edith Piaf, Camille Pissarro, Oscar Wilde.
(2) AS CATACUMBAS DE ROMA
Há cerca de 40 catacumbas na região de Roma, onde eram realizados cultos e sepultamentos desde o início da religião católica. A catacumba mais visitada é a de São Calixto, onde vários papas e bispos foram enterrados. As paredes trazem registros dos costumes da época. Um verdadeiro centro arqueológico.

(3) CEMITÉRIO NACIONAL DE ARLINGTON
No estado americano da Virgínia, o cemitério militar guarda os restos mortais de veteranos de guerra e soldados que morreram em batalha. O “Túmulo do Soldado Desconhecido” é um lugar geral de respeito a todos os mortos em guerras. O presidente John F. Kennedy também está sepultado em Arlington.

(4) LA RECOLETA - BUENOS AIRES
Localizado em Buenos Aires, na Argentina, o cemitério é conhecido por ter o túmulo de Evita Perón, a ex-primeira-dama. No bairro nobre de Recoleta, o sofisticado campo-santo possui muitas obras de arte e é cercado por belíssimos jardins que reúnem os portenhos.


(5) CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO - SÃO PAULO
É em São Paulo, mais precisamente no Cemitério da Consolação, inaugurado em 1858, que grandes nomes do nosso país estão sepultados. O mais antigo cemitério da cidade tem os túmulos dos modernistas Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, além do escritor Monteiro Lobato, dos ex-presidentes Washington Luís e Campos Sales e o maior mausoléu da América Latina, o da família Matarazzo.O Cemitério tem mais de 300 esculturas de artistas renomados.

(6) HOLLYOOD FOREVER - LOS ANGELES
Nada mais justo que um local dedicado exclusivamente ao descanso eterno dos maiores nomes do cinema, não é mesmo? O Westwood Village Memorial Park Cemetery, que atende pelo sugestivo nome de Hollywood Forever, guarda celebridades como Marilyn Monroe, George Harrison e os membros dos Ramones.


(7) CEMITÉRIO OLD JEWISH - PRAGA
Em Praga, na República Tcheca, esse cemitério do século XV guarda os corpos de mais de 100 mil judeus. Pela impossibilidade de expandir a área do local, sepulturas foram sendo colocadas uma em cima da outra, o que formou mais de 12 camadas de túmulos. O escritor Franz Kafka está sepultado no Old Jewish.


(8) CEMITÉRIO CENTRAL DE VIENA
Com o maior número de sepultados entre todos os cemitérios da Europa, o Wiena Zentralfriedhof tem 2,5 km² de área. Inaugurado em 1874, o cemitério contém seções para protestantes, budistas, judeus, mórmons e muçulmanos. Dentre os famosos túmulos que abriga, destacam-se grandes nomes da música clássica, como Beethoven, Brahms, Schubert e Strauss.


(9) CEMITÉRIO DE SAINT JAMES LONDRES
Também conhecido como Highgate, bairro de Londres onde é localizado, o Cemitério de Saint James é conhecido por ser mal-assombrado por fantasmas e vampiros. Ele possui catacumbas egípcias que despertam a curiosidade de turistas. Os restos mortais do sociólogo alemão Karl Marx estão em Highgate, em um local separado para expulsos da Igreja Anglicana.


(10) CEMITÉRIO DE SAINT LOUIS - NOVA ORLEANS
Com um jeito diferente para os padrões americanos de sepultamento, o Saint Louis consiste em pequenas casas onde são depositados os restos mortais, que não ficam “a sete palmos abaixo da terra”. Fixado em um bairro de origem francesa na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, o Saint Louis tem a tumba de Marie Laveau, praticante de Magia Negra, chamada de Rainha dos Vudus.
(11) CEMITÉRIO DE SAPANTA - ROMÊNIA
O cemitério de Sapanta, conhecido como Cemitério Alegre é diferente de todos os outros apresentados. O diferencial desse cemitério é que as lápides dos seus mortos são coloridas e possuem desenhos que lembram pinturas de crianças, que descrevem as pessoas enterradas, assim como cenas de suas vidas. De tão diferente, o cemitério se tornou um museu a céu aberto e atração turística nacional.



(12) SAN MICHELE - VENEZA
Apelidado de "Ilha dos Mortos", o San Michele é o principal cemitério de Veneza. Está situado numa ilha a poucos minutos da cidade pela via Vaparetto.
Quando a Praça de São Marcos está repleta de turistas, o morador local que busca um lugar silencioso para descansar, se aproveita da tranqüilidade do cemitério.
Entre as lápides de pedras e os altos ciprestes estão os túmulos de Ezra Pound, Igor Stravinsky, e Joseph Brodsky.
(13) CEMITÉRIO DE MONTJUIC BARCELONA
Quando a Praça de São Marcos está repleta de turistas, o morador local que busca um lugar silencioso para descansar, se aproveita da tranqüilidade do cemitério.
Entre as lápides de pedras e os altos ciprestes estão os túmulos de Ezra Pound, Igor Stravinsky, e Joseph Brodsky.
(13) CEMITÉRIO DE MONTJUIC BARCELONA
Neste cemitério estão sepultadas algumas das figuras mais relevantes da História e Cultura catalãs, como Lluis Companys, Francesc Maciá ou o pintor Joan Miró. Mas é conhecido e visitado principalmente pelas obras de arte de distintos autores e estilos arquitectónicos (entre os quais o Modernismo catalão), que o convertem num autêntico museu a ar aberto.

Diz-se por aí que é um dos maiores da Europa e o mais bonito do mundo. E é que passear pelos túmulos e mausoléus do cemitério de Staglieno, em Génova, é como caminhar pelos ateliers de escultura e pelos museus com mais prestígio. Aqui as lápides estão rodeadas por anjos e belas mulheres e decoradas com os detalhes mais delicados.

(14) CEMITÉRIO MONUMENTAL DE TAGLIENO - GÉNOVA
(15) CEMITÉRIO DE ALMUDENA - MADRID
É o maior cemitério de Madrid e um dos maiores da Europa. A sua imponente entrada e a basílica que se encontra neste cemitério são de estilo moderno mas, sem dúvida, o mais impactante da Almudena é a história (mais ou menos recente) que contam os seus muros: durante a época da guerra civil, mais de 2.500 pessoas foram fuziladas dentro dos muros deste cemitério.
FONTE: http://www.sincep.com.br/portalpt/arquivos/1447;
http://www.edestinos.com.br;
http://www.parisinfo.com/
http://blog.edreams.pt/cemiterios-mais-famosos-do-mundo/
http://www.parisinfo.com/
http://blog.edreams.pt/cemiterios-mais-famosos-do-mundo/





Nenhum comentário:
Postar um comentário