sábado, 30 de janeiro de 2016

SURGIMENTO DAS CATACUMBAS

As catacumbas são antigos cemitérios subterrâneos, originários do segundo século. A palavra “catacumba” é de origem grega e significa “cavidade, um vale aberto”. 

Catacumba era o topónimo de uma localidade da Via Appia, onde havia cavas para extrair blocos de tufo. Localizado na Roma antiga, esse lugar era uma zona usada para a extração de uma pedra vulcânica muito usada por construtores romanos e que, por causa disso, logo virou um cemitério. Foi perto desse local que se escavaram as “Catacumbas de São Sebastião”.

A Via Appia, também conhecida como regina viarum, ou seja, a rainha das estradas, é uma das principais estradas da antiga Roma. Recebeu este nome em memória do político romano Ápio Cláudio Cego, que iniciou sua construção em 312 a.C 

Ao longo da Via Appia podem ser vistos mais de quarenta monumentos  



As catacumbas foram inicialmente lugares de sepultura onde os cristãos reuniam-se para celebrar os ritos fúnebres, os aniversários dos mártires e dos defuntos. Em casos excepcionais, durante as perseguições, também serviram como lugar de refúgio momentâneo para a celebração da Eucaristia.

Várias destas catacumbas atualmente se encontram disponíveis para a visitação pública, sendo muito procuradas pelos turistas. As mais antigas de Roma são as Catacumbas de Comodila, Domitila, Giovani, Panfilo, São Sebastião, Santa Priscila, Santa Domitila, Santos Marcelino e Pedro, Santa Sabrina e São Calisto. 

As catacumbas da Via Appia pertencem ao Vaticano e são por ele administradas.

CATACUMBAS DE ROMA





       RAINHA DA CATACUMBAS
 é assim considerada as Catacumbas de PRISCILA da Roma cristã primitiva




Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catacumba_romana
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2015/09/17/o-tempo-das-catacumbas/ ; http://cleofas.com.br/as-catacumbas/

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

BLOG BATIZADO



Em março de 2015 iniciamos o curso de Especialização em Gestão Pública Municipal oferecido pela Universidade Estadual do Piaui - UESPI. A seleção constou do preenchimento de 136 (cento e trinta e seis) vagas após observação do seguintes itens: análise da documentação (fase eliminatória), análise do currículum vitae e plano profissional/pré-projeto (fase classificatória). O curso é desenvolvido na modalidade à distância, no Polo da cidade de Campo Maior/PI, possui carga horária de 510 horas e é constituído dos seguintes módulos.


MÓDULO BÁSICO

Período
Disciplina
Carga horária
1
Introdução a Modalidade EAD
30
1
Estado Governo e Mercado
30
1
Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública
30
1
Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
30
1
O Estado e os Problemas Contemporâneos  
30
1
Planejamento Estratégico Governamental
30
1
Políticas Públicas
30
1
O Público e o Privado na Gestão Pública
30
 

MÓDULO ESPECÍFICO

Período
Disciplina
Carga horária
2
Comportamento Organizacional
30
2
Cultura e Mudança Organizacional
30
2
Gestão Logística
30
2
Gestão Operacional
45
2
Metodologia Científica
30
2
Plano Plurianual e Orçamento Público
45
2
Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos
30
2
Monografia
60

Já na sua fase final, como crédito da disciplina de Metodologia Científica, fomos instados a nos manifestarmos acerca do objeto de estudo que comporá o trabalho de conclusão do curso a ser apresentado no dia 11 de junho de 2016, na forma de um Artigo Científico. 

Desfiada a pesquisar acerca da Gestão Pública nos Cemitérios, defini como título provisório do Artigo Científico, o seguinte: SISTEMA DE GESTÃO DOS CEMITÉRIOS PÚBLICOS DA CIDADE DE TERESINA/PI. 

E para registro das atividades e compartilhamento de informações criamos este blog batizado de CATACUMBA. Nascido nesse contexto de produção, acredito será ferramenta útil no registro das produções textuais, dos relatos e das emoções que certamente não faltarão. A partir de agora CATACUMBA passa a ser meu novo xodó, podendo também ser o xodó daqueles que desejarem conhecer um pouco desse processo de construção de conhecimento na área de Gestão Pública de Cemitérios, e que está apenas começando. Desafio lançado, agora é mãos à obra!

Mas, por onde começar mesmo ? l

Já sei ! Pela origem do nome do blog, pelas CATACUMBAS

E que cada passo dessa pesquisa seja iluminado !!!